segunda-feira, 12 de março de 2012


As primeiras palavras,
muito além do Gugu Dadá.

"Quando as crianças começam a falar, a interação com
Cândido - Maternal I
os educadores ganha ainda mais importância para
que a oralidade seja desenvolvida adequadamente".


Na fase até os 3 anos, em que a fala tem um grande desenvolvimento, os educadores devem ser cuidadosos  nos exemplos que transmitem a elas.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), indica que um dos objetivos dessa etapa da escolaridade é ampliar a fala da criança em contexto comunicativo para que ela se torne uma falante competente.
“A comunicação oral ocorre a todo momento no espaço educativo, e não apenas durante as atividades coletivas”.

Frases como “Perfessola, posso sê o ajudante de hoje?” e “Não tucigo pegá o biquedo” são comuns na sala de aula.

Logo após os pequenos se expressarem dessa forma, o correto é: educadores e/ou pais se expressarem corretamente com perguntas ou respostas.

Os erros mais comuns:
Ø Considerar o berçário um lugar de silêncio. É preciso conversar com os bebês. Eles são interlocutores ativos.
Ø Usar diminutivos e infantilizar expressões. As crianças compreendem se você falar normalmente com elas.
Ø Prestar atenção apenas na fala dos pequenos. Gestos e atitudes também indicam o que a turma quer dizer a você.
Ø Restringir-se a palavras próprias da primeira infância. Diversifique o vocabulário para desenvolver a oralidade.
Ø Agir antes de a criança falar. Ela deve se esforçar para a comunicação acontecer.

Reportagem revista "Nova Escola".






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